O tempo muito quente e chuvoso favorece o aparecimento dos escorpiões. Os cuidados e a atenção devem ser redobrados nesta época para evitar riscos maiores para a saúde da família. Nesta época do ano, aumenta muito o número de acidentes com escorpiões nas residências. O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é o que tem maior presença e causa mais acidentes. A picada do animal pode acarretar sérios riscos à saúde e até matar, pois seu veneno é neurotóxico e age no sistema nervoso periférico.
Na reprodução podem ser gerados até trinta embriões, que, após duas semanas do nascimento, se tornam independentes. Reproduzem-se em boas condições de calor e alimentação, e sua maturidade ocorre entre 1 e 3 anos de idade.
Algumas espécies de escorpiões tem expectativa de vida de até 10 anos e, para evitar a presença deles dentro de casa, é necessário tomar alguns cuidados preventivos. “Importante vedar frestas, vãos, buracos e ralos, usar telas de proteção e manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada”.
Siga-nos na redes sociais
Entre em contato conosco